sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

DINÂMICAS EM GRUPO


Nome do jogo: Jogo de seriação matemática, identificando os objetos.
Faixa etária: A partir dos 4 anos.
Objetivos: Identificar os numerais de 1 a 5. Identificar os objetos que são semelhantes.  Perceber se os alunos compreenderam o assunto do qual foi trabalhado. Conhecer a quantidade de cada numeral através do seu conjunto.
Habilidades que desenvolve: Percepção, coordenação motora, agilidade, conhecimentos numerais, definir cores, quantidade e conjunto.
Materiais utilizados na preparação: Emborrachado, cola quente, pincel, tesoura e papelão.
Modo de preparo: Com a tesoura, cortamos o papelão em 20 quadrados de (12) doze centímetros. No emborrachado desenhamos os objetos no formato de (6) seis flores de margarida de cor branca e os centros de cor amarela, (4) carrinhos de cor verde, (3) bolas de cor laranja, (2) duas casas de cor verde com teto branco e (3) três laranjas de cor amarela. Depois dos objetos prontos contornamos com o pincel e colamos com cola quente no papelão.

Regras do jogo: Peça para que os alunos observem os numerais trabalhados de 1 a 5 e escolha um aluno, depois mostre a ele o numeral e peça para o mesmo colocar a mesma quantidade de objetos dentro do círculo formando um conjunto, sendo que o desenho dos objetos devem ser iguais aos demais até formar o conjunto com a quantidade exata.
Avalição: Agilidade e atenção.
Ilustrações para embasamento:

Lembrando que qualquer dinâmica aqui mencionada, pode (e deve) ser praticada/moldada de acordo com as competências a serem exercidas pelos alunos. É válida a criatividade do professor.
 






Nome do jogo: Quebra-cabeça das formas geométricas.
Faixa etária: A partir dos 4 anos.
Objetivo: Perceber se os alunos compreenderam o assunto do qual foi trabalhado, as formas e as cores.
Habilidades que desenvolve: Percepção, coordenação motora, agilidade, conhecimento de formas geométricas e de cores.
Materiais utilizados na preparação: Papelão reciclado, tesoura, pincel atômico, giz de cera.
Modo de preparo: Com a tesoura, cortamos o papelão em formas geométricas ( círculo, triângulo, retângulo e quadrados) depois elaborar as mesmas formas geométricas cortadas em metade, e com o giz de cera, pintar todas as formas e depois contornar com o pincel atômico.
Regra do jogo: Peça para que os alunos observem as formas geométricas e escolha no máximo dois alunos, depois escolha só uma forma para que em seguida possa montar o quebra-cabeça da forma que foi pedida com duração de 5 minutos. O professor vai a cada aluno e orienta-os como jogar e mostra as formas e cores.
Avaliação: Agilidade e compreensão.







Nome do jogo: Arrumando a boneca.
Faixa etária: A partir dos 4 anos.
Objetivos: Fazer com que a criança aprenda as ordenações com um meio dinâmico.
Habilidades que desenvolve: Raciocínio lógico, velocidade, percepção e coordenação motora.
Materiais utilizados na preparação: Emborrachado verde e vermelho, cola quente, fita colorida, isopor, pincel para contornar, papel crepom.
Modo de preparo: Pegamos o isopor, colocamos em cima de uma mesa, com um pincel de cor preta, desenhamos a boneca, depois colamos o papel crepom ao redor do isopor para fazer as bordas, com a tesoura cortamos os emborrachados e fizemos a camisa, a saia, o chapéu, o sapato e os detalhes da roupa.
Regras do jogo: Pegar as vestimentas da boneca, uma por vez, e ir colando na mesma, tempo estimado é de 3 minutos, e quem terminar em menos tempo vence o jogo.
AVALIAÇÃO: Agilidade, atenção e participação.



Molde para fazer a boneca:



http://www.pirlimpimpimbrinquedos.com.br/imagens/5742/g/quebracabeca-infantil-em-placa-boneca.jpg


Faixa etária: Para qualquer idade.
No primeiro dia de aula, e até mesmo no dia-a-dia, para aliviar o stress e sair da rotina, é necessário “quebrar o gelo”, descontrair, liberar a mente de todas as preocupações, tarefas, trabalhos, para que assim, se obtenha um resultado da forma mais prazerosa e relaxada possível. . E o melhor modo para se fazer isso em sala de aula, é através de dinâmicas.

Então,  para o primeiro dia,

BOAS VINDAS


  • PROMOVER UM PASSEIO PELA ESCOLA PARA (RE)CONHECER AS DEPENDÊNCIAS E OS FUNCIONÁRIOS.
  • REPRESENTAR A ESCOLA (produzir um texto coletivo);

  • MONTAR CARTAZ PARA QUE ATRAVÉS DE FIGURAS, OS ALUNOS POSSAM  DESCREVER O QUE MAIS GOSTARAM  NA ESCOLA?
  • CANTINHO LÚDICO (Esse espaço se apropria a crianças até 8 anos) 
PREPARAR UM CANTINHO AGRADÁVEL NA SALA DE AULA PARA DESENVOLVER ESSAS ATIVIDADES.
 




OBS.: Para imprimir alguma imagem, antes, faça o dowload.

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