Conteúdo: Vegetação
Ano de ensino: 5º ano
Tema: A vegetação brasileira.
Objetivo:
Compreender como é a vegetação do Brasil.
Material para a metodologia:
Caderno, lápis, borracha, data show.
Metodologia:
Primeiramente, apresentar aos alunos o mapa da vegetação do país com imagens nos slides. Explicar que esse mapa representa as diferentes coberturas vegetais, que recobriam o território brasileiro antes da transformação desse espaço pelos diferentes grupos sociais que o ocuparam e o organizaram. (Intensificar as diferenças entre os mapas, e entre as imagens com a realidade).
Mostrar também nos slides, imagens de diferentes paisagens vegetais do Brasil, como:
Floresta Amazônica
OBS: Caso queira explanar o assunto com outras imagens, acesse o Google.
Analisar o mapa e as imagens com os alunos, respondendo com a ajuda deles, as seguintes perguntas:
a) O que vemos no mapa, reflete a ação do homem?
b) Se fôssemos elaborar um mapa sobre a vegetação do Brasil de uma forma mais próxima a realidade, mais atual, o que colocaríamos?
Acompanhar as troca de informações dos alunos, e ilustrar no quadro a criação desse mapa, através de um quebra-cabeça elaborado para essa aula.
Material para a confecção do quebra-cabeças:
Isopor, cartolina, e.v.a, estilete, cola para isopor, papel ofício para impressão das imagens.
Como fazer:
Pesquisar imagem de uma mapa que demonstre a vegetação do Brasil antes das degradações do homem, e outro mapa que enfatize a vegetação atual do Brasil. Ampliar as imagens de modo que possa ficar nítido o suficiente para os alunos conseguirem aplicar a tarefa. Em seguida, colar as imagens na folha de isopor, esperar secar, e logo após, recortar em partes ( 7 partes).
Obs.: Quanto mais cortado, ou seja, dividido em partes, melhor. Só não exagere muito para não cansar os alunos quando forem montar. Esse planejamento é para uma aula.
Como aplicar:
Com os quebra-cabeças feitos, pode-se dividir a sala em 2 grupos, sendo que um ficará responsável por montar o mapa da vegetação antiga e o outro ficará responsável por montar o mapa da vegetação atual. Pode ser feita uma “competição” com essa atividade, quem acabar primeiro, ganha um bombom ou outro brinde (fica a critério do professor). Acabando de montar, o professor socializa com as crianças as diferenças dos mapas, suas características principais, e lança a pergunta: “O que podemos fazer para manter o voltar a ter a vegetação que o Brasil tinha há alguns anos atrás?”. Ouvir as opiniões, e por fim colar no mural da sala, os mapas montados.
Avaliação: Participação dos alunos e análise das respostas contidas nos cadernos.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Conteúdo: Meios de transporte
Ano de ensino: 5º ano
Tema: Os meios de transporte.
Objetivo:
Explorar os diversos meios de transporte existentes.
Explorar os diversos meios de transporte existentes.
Material:
Caderno, lápis e borracha, data show, notebook, revistas, cola, tesoura.
Metodologia:
A princípio, o professor deverá conversar com a turma sobre os meios de transporte que existem (pode-se reduzir para o Estado em que vive). Explicar que eles servem para transportar, além de pessoas, produtos industriais e agropecuários para outros lugares. Em seguida, mostrar através de imagens retiradas da internet, quais os tipos de transporte e suas finalidades.
AÉREO
RODOVIÁRIO
Logo após, pedir para que as crianças façam um círculo no meio da sala, e com as crianças em roda, perguntá-las sobre os transportes que conhecem, fazendo algumas indagações:
- O que é um transporte?
- Quais os transportes que vocês conhecem?
- Como eles se locomovem?
- Qual o transporte que você utiliza para chegar à escola?
Em seguida, o professor deverá distribuir para os alunos, revistas, livros para recorte e solicitar que as crianças se agrupem em pequenos grupos para pesquisarem meios de transporte que ainda são utilizados e os que já não são vistos com tanta frequência. E por fim o professor deverá montar com as crianças um mural (utilizar as figuras procuradas pelos alunos).
Pedir aos alunos para que escrevam em seus cadernos alguma situação marcante em suas vidas, quando estavam utilizando algum dos meios de transporte estudados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário