quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Plano de aula - Português




Planejamento para disciplina de Português
 


Conteúdo: Alfabeto: sequência das letras. Rótulos de produtos nos encartes.

Ano de ensino: apenas para crianças que ainda não conhecem as letras.

Tema: Conhecendo o alfabeto.

Objetivo: identificar com segurança as letras do alfabeto.

Material: panfletos de supermercado papel sulfite com uma letra do alfabeto. Tesoura e cola.

Metodologia:  explicar a atividade a fim de descobrir se as crianças já conhecem a função dos encartes de supermercados. As crianças serão divididas de forma que cada uma fique responsável por juma letra do alfabeto. Essa letra estará em destaque em folha de papel ofício. Cada uma receberá alguns encartes de supermercados para que recorte produtos que iniciem com a letra recebida. Será montado um varal de rótulos de produtos observando a sequência alfabética.

 Ilustração: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUaqw7IdWZ5D9X8HouQtUxnOeL1oshgd34Zkt-AUHAF3L5K6jKaCSO_E4njEA159-c7701z1uYgHfQIiD6isHb5oWQdvuH-zRW8Y_AeS8Pp6QbzXXSRIUY73oJAJoyClAyRuR35S4xA20/s1600/PICT4853.JPG



Avaliação: avaliar durante as atividades: estimulando e desafiando os alunos. Registrar os avanços da turma, de uma forma geral e individual, através da observação do nível de participação e envolvimento nas atividades propostas.


Conteúdo: Receita.

Ano de ensino: 2º ano do ensino fundamental.
Tema: Construção da base alfabética.

Objetivo: que os alunos possam avançar na reflexão sobre o sistema de escrita. Levantar questões de ortografia (alfabéticos).

Material:  cópia com a receita (faltando os ingredientes). Quadro negro.

Metodologia: apresentar a receita aos alunos e conversar sobre a função do texto, mostrar um livro de receitas para que os alunos conheçam o portador do texto. Pedir para que eles completem as palavras que estão faltando no texto. Organizar agrupamentos em função do que os alunos sabem sobre a escrita. Para os alfabéticos, ler autonomamente a receita e completa-la. Socializar respostas.


Avaliação: registro das observações dos alunos.



Conteúdo: Alfabeto.
Ano de ensino: 2º ano do ensino fundamental.
Tema: Feirinha das letras.
Objetivo: Identificação e escrita do nome próprio (dos colegas) de palavras contextualizadas. Identificação e escrita do alfabeto. Construção e produção de textos significativos – individual e coletivamente desenvolvido assim a oralidade.
Material: Objetos trazidos pelos alunos. Atividade xerocada, cartolina. Lápis e borracha.
Metodologia: Conversas informais, hora do conto, leituras compartilhadas. Identificação das letras do seu nome, atividade com texto, alfabeto ilustrado, musicalidade, pinturas, exercício.
Momento dinâmico: Organizar uma feirinha do troca-troca na sala de aula com objetos, brinquedos que foram pedidos na aula anterior (objetos que eles já não usem, mas que estejam em boas condições e que possam ser trocados de verdade e não só na brincadeira). Pedir que os alunos digam qual a primeira letra do objeto e escrever numa plaquinha de cartolina para expor no momento da feira. Durante a feira os alunos irão trocar os objetos por outros do seu interesse, a professora orientará durante o processo. A feira terá um tempo limite de 10 minutos, onde eles ficarão á vontade para fazer quantas trocas quiserem. Após a feira, fazer um ditado com os nomes dos objetos que foram utilizados nela.



Avaliação: Processual e contínua, observando o desempenho de cada aluno no dia-a-dia, por meio das atividades orais, escrita, e participação nas aulas. Observar o desenvolvimento do processo de escrita de palavras.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário