Planejamento para disciplina de Português
Conteúdo:
Alfabeto: sequência das letras. Rótulos de produtos nos encartes.
Ano
de ensino: apenas para crianças que ainda não conhecem as
letras.
Tema:
Conhecendo
o alfabeto.
Objetivo:
identificar com segurança as letras do alfabeto.
Material:
panfletos de supermercado papel sulfite com uma letra do alfabeto. Tesoura e
cola.
Metodologia: explicar a atividade a fim de descobrir se as
crianças já conhecem a função dos encartes de supermercados. As crianças serão
divididas de forma que cada uma fique responsável por juma letra do alfabeto.
Essa letra estará em destaque em folha de papel ofício. Cada uma receberá
alguns encartes de supermercados para que recorte produtos que iniciem com a
letra recebida. Será montado um varal de rótulos de produtos observando a
sequência alfabética.
Ilustração: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUaqw7IdWZ5D9X8HouQtUxnOeL1oshgd34Zkt-AUHAF3L5K6jKaCSO_E4njEA159-c7701z1uYgHfQIiD6isHb5oWQdvuH-zRW8Y_AeS8Pp6QbzXXSRIUY73oJAJoyClAyRuR35S4xA20/s1600/PICT4853.JPG
Avaliação:
avaliar durante as atividades: estimulando e desafiando os alunos. Registrar os
avanços da turma, de uma forma geral e individual, através da observação do
nível de participação e envolvimento nas atividades propostas.
Conteúdo: Receita.
Ano
de ensino: 2º ano do ensino fundamental.
Tema:
Construção da base alfabética.
Objetivo:
que os alunos possam avançar na reflexão sobre o sistema de escrita. Levantar
questões de ortografia (alfabéticos).
Material:
cópia com a receita (faltando os
ingredientes). Quadro negro.
Metodologia:
apresentar a receita aos alunos e conversar sobre a função do texto, mostrar um
livro de receitas para que os alunos conheçam o portador do texto. Pedir para
que eles completem as palavras que estão faltando no texto. Organizar
agrupamentos em função do que os alunos sabem sobre a escrita. Para os
alfabéticos, ler autonomamente a receita e completa-la. Socializar respostas.
Avaliação:
registro das observações dos alunos.
Conteúdo:
Alfabeto.
Ano
de ensino: 2º ano do ensino fundamental.
Tema:
Feirinha
das letras.
Objetivo:
Identificação e escrita do nome próprio (dos colegas) de palavras
contextualizadas. Identificação e escrita do alfabeto. Construção e produção de
textos significativos – individual e coletivamente desenvolvido assim a
oralidade.
Material:
Objetos trazidos pelos alunos. Atividade xerocada, cartolina. Lápis e borracha.
Metodologia:
Conversas informais, hora do conto, leituras compartilhadas. Identificação das
letras do seu nome, atividade com texto, alfabeto ilustrado, musicalidade,
pinturas, exercício.
Momento dinâmico: Organizar
uma feirinha do troca-troca na sala de aula com objetos, brinquedos que foram
pedidos na aula anterior (objetos que eles já não usem, mas que estejam em boas
condições e que possam ser trocados de verdade e não só na brincadeira). Pedir
que os alunos digam qual a primeira letra do objeto e escrever numa plaquinha
de cartolina para expor no momento da feira. Durante a feira os alunos irão
trocar os objetos por outros do seu interesse, a professora orientará durante o
processo. A feira terá um tempo limite de 10 minutos, onde eles ficarão á
vontade para fazer quantas trocas quiserem. Após a feira, fazer um ditado com
os nomes dos objetos que foram utilizados nela.
Avaliação:
Processual e contínua, observando o desempenho de cada aluno no dia-a-dia, por
meio das atividades orais, escrita, e participação nas aulas. Observar o
desenvolvimento do processo de escrita de palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário